Dinheiro do exterior, descubra como receber pelos bancos

By | 2 de julho de 2017

Para receber dinheiro do exterior existem diversas maneiras, dependendo principalmente da sua origem. Você pode receber dinheiro de um parente que esteja trabalhando, de rendimentos de investimentos ou pelo resultado de seu trabalho feito para contratos com empresas no exterior.

Veja a seguir as formas de receber dinheiro do exterior com garantia e segurança:

1.     Receber pela Western Union

A Western Union é uma empresa conhecida mundialmente para receber dinheiro do exterior. Ela foi criada como companhia de telegramas e introduziu o serviço de remessa de dinheiro ainda em fins do século XIX, sendo hoje seu principal serviço.

Como receber dinheiro do exterior pelos bancos

A empresa faz transferências de pessoas físicas para pessoas físicas, sem qualquer burocracia, ficando o valor do serviço pelo remetente e podem ser sacado no seu próprio banco.

2.     Transferência por ordem de pagamento

Você também pode receber dinheiro do exterior através de transferência bancária, podendo usar qualquer instituição para isso. Para fazer a transferência, basta ir a uma agência e fazer a remessa através da ordem de pagamento.

Para isso, quem recebe dinheiro do exterior precisa ter uma conta bancária, lembrando que tanto a agência emitente da transferência quanto a que recebe, vão cobrar pelo serviço.

3.     Receber transferência direto no caixa

Outra forma de receber dinheiro do exterior é através de transferência para retirada direto no caixa. Para isso, quem está remetendo, deve preencher o formulário na agência de origem, recebendo o código da transação e, quem recebe o valor deve apresentar esse código e pagar o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, pela conversão do valor em reais. Esse dinheiro pode ser recebido direto na agência, se a pessoa de destino não tem uma conta com o banco. Normalmente essa transferência pode ser feita pelo Banco do Brasil ou pelo Bradesco.

Investir em Euro é uma aplicação rentável?

Além desses dois bancos, é possível também receber dinheiro do exterior através de corretoras de câmbio.

4.     Receber dinheiro do exterior pelos Correios

Quem precisa mandar dinheiro do exterior para o Brasil pode fazer uso também do Vale Postal Eletrônico, pelos Correios, onde a pessoa recebe, no Brasil, um aviso de chegada, com a unidade em que deve comparecer. A taxa cobrada pela remessa é variável de país para país e deve ser paga por quem está remetendo o dinheiro. Na retirada, a pessoa que está recebendo não paga nada.

5.     Usando a internet para receber dinheiro do exterior

Uma das formas mais práticas de receber dinheiro do exterior é utilizando plataformas digitais para remessa e recebimento. Uma das mais conhecidas dessas plataformas é o PayPal, que permite a remessa de dinheiro do exterior de praticamente todos os países do mundo.

Para utilizar o PayPal, basta ter um cadastro e fazer a transferência usando um cartão de crédito internacional. A pessoa que recebe o dinheiro recebe, instantaneamente, um e-mail informando que tem a importância disponível, podendo fazer a transferência para sua conta bancária, sem precisar comparecer a qualquer agência.

Nesse sistema, vale lembrar que a cobrança do valor é feita pela pessoa que recebe, pagando a taxa de 7% sobre o total, que é automaticamente descontada do crédito feito na conta bancária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *