Documentos para abrir conta corrente em banco, quais são?

By | 22 de junho de 2017

Se você pretende abrir conta corrente em banco, deverá apresentar os documentos exigidos pela instituição financeira. Qualquer transação bancária, como abertura de conta corrente, de conta de poupança, de seguros ou empréstimos, exige que você tenha um cadastro na instituição.

O tipo de cadastro e a exigência de documentos específicos vai depender daquilo que você pretenda utilizar do banco. No caso de abertura de conta corrente, normalmente é necessário apresentar dos seguintes documentos:

Documentos de identificação

Os documentos de identificação são a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS) ou ainda, para profissionais liberais, carteira da sua classe, como OAB para advogados, CRM para médicos, CREA para engenheiros e arquitetos, por exemplo.

Documentos para abrir conta corrente em banco

É importante notar que qualquer documento de identificação deve estar dentro do prazo de validade e em bom estado de conservação. No caso de Carteira de Identidade, por exemplo, a validade é de 10 anos, não podendo apresentar foto ou assinaturas diferentes. Havendo qualquer divergência, é necessário providenciar novo documento.

Documentos para comprovação de endereço

O comprovante de endereço também é exigido para abertura de conta corrente, como contas de água, luz e telefone, ou qualquer correspondência, desde que tenha o carimbo dos Correios.

O comprovante de residência deve ser recente, preferivelmente do mês corrente ou do anterior, devendo estar em nome do pretendente à abertura da conta, em nome dos pais, desde que confirmado pela filiação nos documentos de identificação, ou ainda em nome do cônjuge, desde que confirmado por certidão de casamento.

Em outras situações, como no caso de morar de aluguel e a conta estiver em nome do proprietário, é preciso apresentar o contrato de aluguel ou uma declaração por escrito do proprietário, com assinatura reconhecida em cartório.

Documentos de comprovação de renda

Além dos documentos descritos, quem pretende abrir conta corrente em banco também deve apresentar o comprovante de renda. Nesse caso, é preciso observar as diversas situações de rendimentos, como você pode ver a seguir:

Para assalariados e funcionários públicos

Assalariados e funcionários públicos devem apresentar a Carteira de Trabalho juntamente com o contracheque mais recente.

Para autônomos, profissionais liberais e empresários

Profissionais autônomos, liberais ou empresários devem apresentar o DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Esse documento deve ser emitido por um contador registrado, juntando-se a Declaração de Renda mais recente.

No caso de um estudante, de uma pessoa do lar ou autônomo, que não tenha documentos de comprovação de renda, é possível abrir uma conta corrente, mas a pessoa não terá acesso a créditos ou financiamentos.

Para quem pretende somente abrir uma conta poupança, os documentos de comprovação de renda não são obrigatórios.

Qual é a diferença entre usar cartão de crédito ou de débito

Uma pessoa que trabalha como autônomo e que declara anualmente o Imposto de Renda, pode apresentar a cópia da declaração ou juntar as notas de vendas ou Livro Caixa dos últimos 6 meses, levando ao banco, lembrando que essa condição vai depender das regras de cada instituição financeira.

Se a pessoa pretende ter algum crédito ou financiamento, contudo, a comprovação de renda é condição essencial para abertura de conta corrente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *